10 Razões Para Estudar Latim

Josair Bastos

Você pode ter ouvido falar que o latim é uma língua morta. Esta é uma declaração forte e pesada para a maioria dos ouvidos. Os estudiosos, no entanto, usam o termo em um sentido técnico que deixa muito espaço para a especulação. Uma língua “morta” é aquela que não é mais o idioma nativo de nenhuma comunidade, mesmo que ainda seja usada de outras maneiras. Uma língua extinta, por outro lado, é aquela que não possui mais falantes ou uso escrito. Algumas línguas também são chamadas de línguas litúrgicas, porque continuam a ser usadas em contextos religiosos, ou línguas clássicas, que continuam a ser estudadas e lidas através de um rico corpo de literatura antiga.

O latim é uma língua clássica e litúrgica, uma língua morta que nunca morreu. Com isso, queremos dizer que, embora o latim não seja um idioma nativo de alguma comunidade, ele ainda é falado (mesmo que apenas por algumas comunidades) e é comumente estudado e lido por vários motivos benéficos e convincentes.

O latim também vive através das línguas em que deu origem: francês, italiano, espanhol, português e romeno – as línguas românicas. Cerca de 90% do vocabulário dessas línguas vêm do latim. Essas línguas românicas são na verdade formas de latim que evoluíram ao longo dos séculos em várias regiões com alguma interação de outras línguas locais.

Existem muitas boas razões para estudar latim. Aqui está uma lista das dez melhores:

  1. Tornando-se poliglota: como você já deve ter adivinhado, estudar latim é uma preparação fantástica para aprender e tornar-se fluente em um ou mais idiomas do romance. Portanto, aprender latim é começar um estudo de seis idiomas ao mesmo tempo.
  2. Vocabulário e gramática do inglês: estudar latim prepara os alunos para o domínio do inglês. Os estudantes de latim normalmente obtêm a melhor nota nos testes de vocabulário em inglês! Isso não surpreende, pois 50% do inglês é derivado do latim – com mais de 80 das palavras polissilábicas derivadas do latim. A gramática regular do latim também é ideal para esclarecer a maneira como todos os idiomas, incluindo o inglês, funcionam. Do mesmo modo, o estudante de latim alcança o domínio da língua portuguesa, que possui muito mais similaridades com a língua latina que o inglês).
  3. As profissões: latim prepara os alunos para várias profissões importantes que são mergulhadas em palavras latinas ou inglesas derivadas do latim. Isso inclui direito, medicina, ciência, música, teologia, filosofia, arte e literatura, entre outras.
  4. Escrever e Ler: um vocabulário e uma compreensão gramatical mais ampla permitem que os alunos escrevam e leiam com maior facilidade e clareza.
  5. Literatura: o latim permite que os alunos tenham melhor acesso à literatura, repleta de referências e citações em latim.
  6. História: o latim permite que os alunos compreendam e apreciem melhor o Império Romano, que teve efeitos profundos e contínuos na civilização ocidental. Além disso, a história da arte e da arquitetura está repleta de latim, e monumentos e artes em todo o mundo são frequentemente agraciados com o latim.
  7. Ótima literatura: o latim permite que os alunos desfrutem de algumas das publicações mais influentes do mundo – no idioma original. Aprender latim bem o suficiente para ler obras latinas originais é uma habilidade alcançável e transmite grande satisfação e prazer.
  8. Virtude educacional: o estudo do latim é uma prática contínua na solução de quebra-cabeças linguísticos que geralmente ajuda os alunos a se tornarem leitores e escritores próximos e cuidadosos. Muitos acreditam que geralmente também aprimora as faculdades mentais, cultivando cuidadosa análise e atenção. Quando perguntado a um conhecido pesquisador de câncer, Dr. Charles Zubrod (que ajudou a desenvolver tratamento quimioterápico para pacientes com leucemia), o que o havia melhor preparado para uma vida de pesquisa médica, ele respondeu: “estudando latim e grego quando criança”.
  9. Prazer: decifrar o “código secreto” do latim, ver as palavras por trás das palavras, aprender a resolver quebra-cabeças e ler grandes autores em sua própria língua são todos prazeres que durarão a vida inteira dos alunos.
  10. Aprendizado simultâneo: como você pode ver, estudar latim é uma maneira de fazer estudos avançados em várias áreas simultaneamente. É por isso que a consideramos uma arte mestra – como uma ferramenta, ela permite dominar outras coisas, outros assuntos. Não é de admirar que tenha sido matéria obrigatória nas escolas durante séculos.

Espero que, ao revisar a lista acima, você veja como o latim ainda está muito vivo – ele vive na sua língua agora, afirmando-se com todas as outras palavras que você fala. Espero que você faça um estudo dessa língua e apresente a seus filhos também. Embora seja um estudo desafiador, ele trará vida ao aprendizado e abrirá uma dúzia de portas diferentes em tantos caminhos aventureiros.

(Texto adaptado da matéria 10 Reasons to Study Latin, de Christopher Perrin)

Estudos Nacionais.com – Jan/2020.

https://www.estudosnacionais.com/20453/10-razoes-para-estudar-latim/